Como Organizar um Batizado

Como Organizar um Batizado

A cerimônia de batizado é um momento especial para o bebê, especialmente para a família dele. É um evento que deve ser tratado e planejado com muito cuidado e atenção, sendo considerado um marco importante em relação ao lado espiritual e religioso da criança. Existe toda uma tradição por trás que deve-se observar na hora de organizar esse momento, que geralmente é dividido em duas partes: a cerimônia na igreja e a celebração depois. Todavia, também não há necessidade de se preocupar tanto, afinal, ela é bem simples se comparada a outras confraternizações e festas. E para te ajudar a realizá-la, selecionamos algumas etapas e dicas sobre como organizar um batizado. Leia quais são a seguir!

Planejando o Batizado

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

A primeira coisa que deve-se fazer na hora de planejar o batizado, é agendar a data, local e hora da cerimônia de batismo. Isso geralmente é feito levando-se em consideração a preferência dos pais por alguma igreja ou templo. Mas é importante salientar que se for um local popular, com grande número de fiéis e frequentadores, conseguir reservar uma vaga nas cerimônias de batismo mais próximas pode ser mais complicado. Às vezes, é necessário um pouco mais de paciência, já que as datas disponíveis podem existir só nos meses seguintes.

Os batizados geralmente ocorrem aos finais de semana, porém tente escolher um dia que seja melhor para todos. Se o batizado for sábado de manhã, por exemplo, aqueles que trabalham possivelmente não poderão comparecer. Por isso, talvez seja melhor optar pelo domingo ou sábado de tarde ou de noite.

Tendo definido o local, a data e a hora em que se bebê receberá o batismo, chega o momento de decidir como organizar uma festa de batizado. Afinal, uma celebração para comemorar esse evento é bem legal.

Local da Festa de Batizado

Você pode se decidir em fazer essa confraternização em casa, reunindo os amigos, familiares, padrinhos e demais convidados da celebração. Ou, pode optar por ir até um restaurante, lembrando que o comum nessa situação é que os pais da criança arquem com todos os custos do almoço/jantar dos convidados nesse local. Caso a grana esteja curta, avise de antecedência e deixe bem claro que cada um irá pagar por sua refeição.

Também é possível alugar um salão de festas, contratando um buffet. Dessa forma, você não precisará se preocupar com a execução do evento, mantendo toda a sua atenção em aproveitar a confraternização. Isso é interessante também porque você não precisará estar presente na hora da recepção dos convidados, especialmente aqueles que não foram à cerimônia por algum motivo. Também vale a pena contratar alguém para tirar fotos ou dar essa tarefa para algum amigo ou familiar, de modo a ter vários momentos desses eventos registrados depois.

É importante frisar que a celebração da festa de batizado é algo mais íntimo, voltada para familiares mais próximos, amigos da família e padrinhos. Não precisa ser algo grande, com dezenas de convidados.

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

Festa de batizado em casa.

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

Festa de batizado em salão de festas.

Festa Conjunta

Uma opção interessante é realizar a comemoração junto ao aniversário de um ano do bebê, o que pode ajudar a economizar na sua festa infantil. Porém, é necessário decidir se todos os convidados participarão do batismo também, incluindo as crianças. Lembrando que os temas de aniversário de um ano costumam ser mais diversificados, podendo alegres e vivos, enquanto que os de uma festa de batizado são mais suaves e delicados, com predomínio de cores claras. O que não significa que você não possa conseguir algo alegre com tons claros. A seguir daremos mais sugestões e informações sobre decoração de um batizado.

Escolhendo e Confeccionando os Convites

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

Os convites do batizado devem ser feitos contendo a data, os locais e horários dos dois eventos. É importante fazê-los e enviá-los com antecedência para que todos os convidados possam se planejar para esse dia especial. Um mês e meio antes das celebrações para começar a produção dos convites numa gráfica e 15 a 20 dias de antecedência para envio deles aos convidados são prazos bons. Ao invés de fazer numa gráfica, você também pode optar por comprar convites em lojas especializadas, papelarias ou mesmo na internet. Nesse último caso, é importante verificar o prazo de entrega para ter tempo de enviar os convites com calma depois que eles chegarem e forem preenchidos.

É bom priorizar a ordem dos convites, colocando padrinhos, familiares e um círculo próximo de amizades primeiro.

As cores dos convites devem combinar com a decoração de festa de batizado. Como opções, existem modelos que imitam ingressos, passagens, que possuem símbolos religiosos (anjinhos, pombas brancas da paz, cruzes etc.).

Uma dica legal é você montar um evento no Facebook e convidar os amigos, familiares e padrinhos por ali também, pois a rede social envia ou mostra avisos sobre a proximidade do evento. Desse modo, as chances deles esquecerem diminui. Você também pode enviar e-mails avisando da proximidade.

Caso não tenha muito dinheiro para investir nos convites, convidar por e-mails não tem problema. Se puder ser por telefone, melhor ainda porque torna-se mais pessoal.

A Decoração da Festa de Batizado

Entre as dicas de como organizar um batizado, não poderiam faltar informações para você decidir um tema de decoração caprichado! Por isso, observe as seguintes recomendações:

  • Opte por um tema de cor clara e suave, como bege, salmão, rosa claro, azul bebê, verde suave, marfim, lilás e branco, muito branco! Dá até para combinar duas delas e mais o branco, só não exagere;

  • Não é necessário fazer algo muito trabalhado, bastando apenas itens simples e detalhes suaves Contudo, você pode colocar um belo arranjo de flores, alguns balões, um enxoval de toalhas de mesa de renda, velas coloridas e aromatizadas, um castiçal, ilustrações ou detalhes de símbolos religiosos nas toalhas, guardanapos etc. Algumas plaquinhas para a hora das fotos ou com frases animadas, um varal com letras do nome do bebê ou bandeirolas também tornam a decoração bem legal, sem perder a sutileza;
  • Tanto a roupa de batizado para menina, quanto para menino podem seguir as cores da decoração, tendo grande ênfase no branco;
  • Geralmente esse evento é mais sóbrio, não tendo tantas crianças, então não é necessário investir em jogos, brincadeiras etc. para elas. A menos que você tenha convidado várias crianças ou que a festa seja feita junto à de um ano;
  • A decoração de batizado é simples e clean, sendo muitas vezes uniforme para ambos os gêneros. Porém, você pode procurar por dicas de decoração para batizado de menina ou menino que dê um visual bem característico.

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

Preparando o Buffet

O buffet é outro ponto dentro das nossas dicas de como organizar batizado. E ele, provavelmente, é um dos momentos mais aguardados pelos participantes, sejam crianças ou adultos.

Para decidir bem sobre o buffet, você precisa prever ou se informar sobre que horas o batizado termina. Se ele acabar cedo, antes das 10h ou 11h, você pode preparar um café-da-manhã para os convidados na sua confraternização de batizado. O cardápio pode incluir:

  • Pães diferentes (incluindo pão de mel e de queijo), frutas, geleia, salgadinhos, biscoitos recheados ou não, o bolo de batizado, minibolos, cupcakes, gelatinas, doces como carolinas e goiabada, porções de queijos, chocolate e docinhos. Para beber dá para servir sucos, café, leite, achocolatado, iogurte, chá quente ou chá gelado. Lembrando que algumas dessas comidas podem ser servidas em formatos personalizados (casinhas, flores, anjinhos, pombas etc.), como os biscoitos;

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

Se o batizado terminar após o meio-dia ou próximo dele, você pode realizar um almoço envolvendo massas, saladas com legumes, frutas, macarrão, batatas, verduras etc. O arroz e feijão tradicional também são bem vindos, como também macarronada, lasanha, purê, polenta etc. Como sobremesa dá para servir musse, pudim, sorvete ou outro de sua preferência. Você pode optar por servir uma refeição mais suave aos convidados, combinando com o tom da festa.

Se for de tarde, aí pode ser um lanche com salgados, refrigerante, canapés, tortas salgadas, sucos, balas de coco, suspiros, bolinhos de queijo, bem casados etc.

De noite, o jantar pode seguir um cardápio semelhante ao do almoço, sendo interessante que ele seja leve.

Lembre-se de verificar como a comida será servida e se será necessário ter mais mesas e cadeiras, pois se for em casa nem sempre há lugar para todos. Nesse caso, é importante direcionar o cardápio com alimentos que possam ser consumidos de pé. Em relação à decoração da mesa, você pode pegar algumas dicas em nosso artigo especial sobre como montar mesas de batizado decoradas.

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

Mesa de batizado decorada na cor lilás com tema de ovelhinhas e passarinhos.

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

Mesa de batizado decorada para casal de gêmeos. A divisão de temas (boneca Barbie e Carro) e cores (rosa e azul) ficou muito boa!

As Lembrancinhas de Batizado

Nosso último ponto sobre como organizar um batizado diz respeito às lembrancinhas. Nesse caso, existem dois tipos: o que é dado aos convidados depois da festa e aquele que eles trazem para o bebê. O segundo tipo pode ser uma pulseirinha, um colar, uma corrente, uma peça de roupa, um brinquedo etc. Mas não é algo que todos levam, embora seja educado pelo menos os padrinhos darem algo.

Já para os convidados, você pode oferecer doces dentro de caixinhas, saquinhos ou envelopes decorados com ilustrações, lacinhos etc.. Flores em minivasos, livros, vidro de água benta, miniterços, terços, rosários também são boas opções. É possível dar um por família, uma prática comum, ou um para cada participante se for possível.

Como Organizar um Batizado - Fast Festa

Fazer um batizado e uma festa de batizado pode parecer muito trabalhoso, mas com planejamento e organização fica tudo mais fácil! Mas se a grana estiver curta, você pode só fazer um almoço ou algo junto com os padrinhos e pessoas mais próximas, entregando lembrancinhas na própria igreja como forma de agradecer pela presença dos demais nesse evento tao especial para sua família.

E agora que você já sabe como organizar batizado, que tal aprender a organizar uma festa de aniversário Inesquecível!?

Como Fazer Decoração de Festa Infantil em Casa
3 Temas para Festa Infantil de 1 ano

Posts Relacionados

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.fastfesta.com.br/