7 Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil

Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil

O buffet de festa infantil é um dos pontos mais importantes para se planejar, tendo em vista que por ali é que grande parte do evento orbitará. Por isso, recheá-lo de doces, salgados, bebidas e pratos que agradem tanto a crianças como a adultos é um dos pontos necessários para que uma festa seja um sucesso, sendo elogiada pelos convidados. Além, é claro, de se tornar um momento único e agradável na vida de quem participar, especialmente o realizador do evento e o protagonista (aniversariante). Nesse sentido, escolher todos os componentes do buffet é algo que deve ser decidido com bastante antecedência, levando em consideração quantidade, tipo de comida, condições de refrigeração, número de convidados etc. Para você conseguir dar conta disso e ainda ficar atenta a alguns pontos para montar um bom buffet para aniversário, separamos 7 dicas que podem ser úteis. Veja quais são a seguir!

1. Escolha os Alimentos Conforme Faixa Etária dos Convidados

Pode parecer estranho, mas se uma festa de aniversário for para bebês, provavelmente seu cardápio deverá conter mais alimentos para adultos. Isso porque serão os pais deles que irão se aproveitar mais do cardápio, já que bebês não comem muito ou são poucos os alimentos que podem ingerir. E eles comem mais do que crianças, então reforce a quantidade de comida.

Porém, se for uma festa para crianças maiores, dá para se investir mais em doces, salgados e algumas porções de frutas no buffet para aniversário planejado. Nesse último caso, invista em opções das quais elas costumam gostar, como saladas de frutas. Frutas avulsas nem sempre agradam as pequenas e podem sobrar no final. No caso do bolo, chocolate é um ingrediente de aceitação quase universal. Já bolos de alguns tipos de frutas podem não agradar tanto às crianças (algumas até se decepcionam por não ser de chocolate). Porém, com cobertura e recheios fartos elas podem gostar muito. Já adultos comem bolos de frutas mais tranquilamente. No caso dos salgados, ambos os grupos têm preferência por eles, embora os adultos pareçam escolhê-los mais do que os doces (apenas uma observação minha).

7 Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil - Fast Festa

Mesa de Frutas Organizada

7 Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil - Fast Festa

Lembre-se de colocar na conta os potenciais desperdícios. Muitas crianças um pouco maiores do que bebês, e algumas já mais grandinhas, acabam por desperdiçar alimentos, seja derrubando-os ou deixando no prato.

2. Defina o Cardápio

Conforme o Horário da Festa Outra dica para decidir o cardápio da festa tem a ver com o horário em que ela acontecerá. Se for no começo da manhã, tente incluir alimentos que lembrem um café-da-manhã, com sucos, sanduíches, iogurtes, pães de queijo, sonhos, mistos quentes, achocolatados, chás, geleias, doces de potes, brigadeiros e demais doces, o bolo principal etc.

7 Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil - Fast Festa

No período da tarde dá para caprichar nas opções de Salgadinhos fritos e assados, como coxinhas, pasteizinhos, quibes, esfihas etc. Dá para servir refrigerantes (lembre-se dos Zero açúcares, pelo menos um exemplar), sucos, cachorro-quente, pipoca, docinhos como brigadeiros e beijinhos, cheeseburgers, hambúrgueres etc. E não se esqueça do bolos!

Mesa de doces

7 Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil - Fast Festa

De noite dá para incluir aos itens da tarde minipizzas, caldos e alimentos que possam ser consumidos num jantar. O mesmo vale se a festa for na hora do almoço, onde os alimentos devem ser mais consistentes, como massas, grãos, carnes, ou seja, um verdadeiro almoço. Caso contrário, se os convidados vierem com fome, os salgadinhos poderão não dar conta. Também inclua salada e canapés para a entrada. Aqui o bolo poderá ficar como sobremesa, junto a itens como pudim, gelatina, mousse etc.

Essa opção é focada em diferentes públicos, porém deve ser combinada com a primeira dica.

7 Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil - Fast Festa

Espetinhos são ótimas opções para se servir em festas, sejam eles de carnes, frios, frutas, saladas, legumes etc.

7 Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil - Fast Festa

Suportes ajudam a organizar o buffet na mesa, além de poderem melhorar a decoração.

7 Dicas para Preparar Buffet de Festa Infantil - Fast Festa

3. Observe o Clima

Se o evento for no verão ou numa época de seca, o buffet para festa infantil deverá conter mais alimentos leves e muitos líquidos. Sorvetes, picolés, mousses e outras opções que necessitam de refrigeração são itens interessantes para se acrescentar a ele.

Se for no inverno, em dias frios, ele deverá conter alimentos mais nutritivos. As pessoas tendem a comer mais em dias frios, então prepare-se para aumentar os alimentos do buffet nessa época.

4. Espaço e Duração da Festa de Aniversário

Quanto mais tempo a festa durar, maior a chance das pessoas comerem mais. Se você quiser um evento mais rápido, talvez não seja necessário disponibilizar muitas mesas e cadeiras. Desse modo, basta organizar o buffet com alimentos que possam ser consumidos de pé e rapidamente. Ou seja tempo e espaço podem impactar na escolha do seu buffet para aniversário.

Se você preferir realizar um almoço, ele poderá ser mais demorado e ainda necessitará de mesas, cadeiras, muitos talheres etc.

5. Calculando a Quantidade de Comida

Festa e comida à vontade é algo que quase ninguém gosta de perder, ainda mais com doces e salgados típicos de um aniversário. Por isso, é importante calcular a quantidade de comida no mínimo conforme a lista de convidados, como se ninguém faltasse. Mas é bom acrescentar um adicional para caso surja um convidado de última hora, alguém traga outra pessoa ou até penetras apareçam. Sim, é importante calcular lidando com todas as variáveis possíveis para que não falte comida no buffet.

O peso do bolo principal pode ser calculado levando em consideração que cada pedaço dele tem entre 80g e 100g. Basta multiplicar o número de convidados por esse valor e você obterá a quantidade de bolo necessária (em peso). Exemplo: 100 convidados a 100g cada pedaço dá 10 Kg de bolo. É claro que nem todos poderão comer bolo, já que há os que saem mais cedo da festa (antes do bolo), alguns preferem comer outros alimentos etc. Nesse caso, dá para comprar um pouco menos, exceto se sua festa tiver poucos itens além do bolo principal. Pois, assim, os convidados irão praticamente todos sobre ele.

6. Avise os Convidados Sobre o Cardápio do Buffet

É interessante avisar todos os convidados sobre os itens que serão servidos pelo buffet, para que eles não se sirvam só de alguns tipos e acabem perdendo o resto. Isso vale se você for servir alimentos em diferentes horários, como pratos quentes, sorvetes e outros tipos que necessitam de refrigeração, o próprio bolo da festa (caso ele esteja guardado para o momento dos parabéns), algum alimento que irá chegar etc.

Você pode avisá-los quando for recepcioná-los ou imprimir pequenos cardápios que serão entregues a eles junto aos convites ou na própria recepção.

7. Não se Esqueça dos que Possuem Restrições Alimentares

Muitas crianças possuem restrição à lactose, intolerância a glúten, estão de dieta ou possuem outras condições que as impedem de consumir algumas bebidas, comer doces, salgados ou outros alimentos. É interessante procurar se informar antes do evento se alguns dos convidados apresenta esse tipo de situação para poder incluir itens que eles possam consumir na festa. Muitas crianças podem até evitar participar de aniversários por terem de ficar observando os demais aproveitando as variedades do buffet enquanto que elas não podem.

Para isso, você pode enviar um simples e-mail para os convidados solicitando essas informações ou conversar com eles pessoalmente.

E se você gostou das nossas dicas para preparar um buffet de festa infantil, que tal agora ver as ideias que separamos sobre o que servir em um buffet? Também temos um guia especial ara lhe ajudar a preparar uma festa infantil desde a escolha do tema até a execução.

E se tiver alguma sugestão, um acréscimo ou outra dica para ajudar na preparação de buffet para aniversário, não se esqueça de deixar um comentário!

3 Temas para Festa Infantil de 1 ano
5 Temas de Festa Infantil para Menina

Posts Relacionados

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.fastfesta.com.br/