Como Escolher um Bolo de Festa Infantil

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil

O bolo de aniversário é o protagonista do buffet de qualquer festa infantil. Praticamente todo mundo quando vai comer já se prepara para a estrela das guloseimas, que poderá ser saboreada logo após os parabéns. Porém, não é só a expectativa do sabor que o torna tão aguardado, mas também o seu visual. Um bolo todo caprichado, com uma temática e construído nos mínimos detalhes enche os olhos dos convidados e vira até motivo de fotos. Por isso, tanto qualidade e sabor dos ingredientes quanto o visual precisam de atenção. Sabendo disso, é importante também planejar o bolo para que atenda todos os convidados e que combine com a festa, ou pelo menos que se destaque. Porém, muitas pessoas ficam com dúvidas na hora de comprar um bolo para festa por não saberem direito qual formato, tamanho e peso escolherem. Por isso, preparamos um miniguia para ajudar quem está nesse dilema.

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil - Fast Festa

Calculando o Peso, Tamanho e Formato do Bolo

A primeira coisa que deve-se ter em mente é o número de convidados de uma festa. Tendo isso em mãos, dá para se calcular quantas fatias serão necessárias e depois o peso do bolo. Como parâmetro, cada fatia geralmente tem entre 80g e 100g. Por exemplo, usando cada pedaço de 100g, se a festa tiver 50 convidados, cada um recebendo uma fatia, teremos:

50 X 100g = 5000g = 5 Kg.

Ou seja, o bolo terá 5 Kg. Porém, entra outro fator na conta: a lista de doces e salgados servida antes do bolo. Caso você ofereça doces como brigadeiros e beijinhos, salgadinhos e outros petiscos, algumas pessoas poderão optar por não comerem o bolo ou pegarem pedaços bem finos. Desse modo, poderá sobrar muito bolo, mesmo que alguns repitam. Por isso, dá para se arriscar um quilo a um quilo a menos, desde que o buffet possua muitas outras opções.

Numa festa onde só será servido o bolo deve-se comprar no mínimo essa quantidade para que ninguém fique sem o seu pedaço. E, se possível, até um pouco mais para que alguns possam repetir. E se sobrar, dá para oferecer aos convidados para que levem um pedaço para casa. Eles poderão gostar desse gesto, ou guardar para se comer nos dias seguintes de café-da-manhã!

Outros pontos a se considerar na hora de escolher o bolo:

Formato: um bolo redondo geralmente é cortado como se corta pizza, porém é comum sobrar uma rodela no meio caso ele seja grande. Desse modo, ele poderá render menos fatias do que um bolo quadrado ou retangular. Outros formatos como hexagonal, coração, oval e pétala também interferem no número de fatias. De todos, as opções quadradas e retangular são as que mais fatias geram se comparadas a outros modelos de igual peso e altura.

Bolo redondo de chocolate

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil - Fast Festa

Bolo retangular com cobertura de confeitos coloridos

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil - Fast Festa

Falando em altura: esse item também afeta o número de fatias de um bolo para festa. Se ele for muito alto, cada fatia deverá ser mais fina para ficar dentro do limite de 100g. Se elas forem muito grossas, você obterá menos pedaços. Já bolos mais baixos permitem fatias mais largas.

Bolo “alto”, fatias mais finas

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil - Fast Festa

Recheio e cobertura: esses dois itens também afetam o peso do bolo, pois há tipos de recheios e coberturas mais leves e outros mais pesados. Entre as coberturas mais comuns, temos glacê, chantilly, pasta americana, creme de leite, geleias etc. Já entre os recheios, o de brigadeiro, de doce de leite e leite condensado são os preferidos das crianças. Os adultos gostam dos feitos à base de frutas, além desses citados.

Na hora de escolher a cobertura, caso opte por confeitos, bombons, frutas ou pedaços de chocolate, lembre-se de espalhar bastante deles para que quase todos os convidados recebam uma parte. Caso contrário, poderá haver disputas por cerejas, pedaços de chocolate e outros itens, pois quase todos os desejam, especialmente as crianças. Receber um bolo com cobertura branca de chantilly, quando o colega ganhou com bombons e cereja não é muito legal. Por isso, pode caprichar nesse ponto.

Bolo com cobertura de confeitos coloridos

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil - Fast Festa

Bolo de Andar

Um bolo para festa de andar é uma opção decorativa muito encantadora e atraente, pois se destaca no meio da mesa do buffet. Porém, ele dá um pouco mais de trabalho na hora da montagem e de se cortar as fatias. Se tiver de tirá-lo da geladeira, então, fica bem mais difícil de lidar com ele. Se for escolher esse modelo, tenha cuidado. Uma boa opção é usar bolos cenográficos para os andares, sendo necessário menos cuidados.

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil - Fast Festa

Bolo e Refrigeração

É importante verificar se o bolo escolhido precisa de refrigeração constante antes de ser servido, de modo a ter de ficar na geladeira, ou se aguenta algum tempo fora dela. Um bolo à base de sorvete, por exemplo, vai precisar “se esconder” durante quase toda a festa até a hora dos parabéns e quando será servido. Já um com cobertura de pasta americana pode ficar mais tempo fora, de modo a “acompanhar toda a festa” desde o começo.

Bolo Cenográfico

Como já mencionado, o bolo cenográfico pode ser útil na composição de bolos de dois andares ou mais. Ele também pode tapar o buraco na mesa do buffet caso o bolo principal precise ficar na geladeira. Você pode escolher um modelo igual ao bolo principal ou com outro visual, de modo a variar a estética da sua mesa do buffet.

Bolo cenográfico da Peppa Pig

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil - Fast Festa

Bolo Temático

Bolos temáticos também requerem de cuidados especiais, para que suas ilustrações ou itens feitos com glacê ou pasta americana não se desfaçam. Por isso, verifique quais cuidados os itens usados na decoração dele requerem, para que todo o trabalho tido em sua confecção não seja perdido.

Há bolos que são interligados a outros itens da festa ou recebem objetos decorativos não comestíveis, como balões presos a ele. Esses poderão dar trabalho na hora de serem guardados na geladeira, por isso veja se eles podem ficar sem refrigeração. Pois, desmontar e remontar o bolo de festa sucessivas vezes pode acabar estragando sua decoração.

Como Escolher um Bolo de Festa Infantil - Fast Festa

Bolo interligado a balões. Fica muito bem numa festa com muitos balões. Balões com gás hélio presos por barbantes ficam legais também.

Como todo item de um aniversário, é importante planejar bem como será o bolo de festa infantil para que ele seja apreciado por todos. Pois, uma festa de aniversário para ser um sucesso precisa que seu bolo de aniversário seja incrível!

Agora que você já viu nossas dicas sobre bolos, que tal saber um pouco sobre outrtas opções de comidas para servir na sua festa?

4 Dicas de Decoração para Batizado de Menina
7 Temas para Festa de 1 Ano Masculino

Posts Relacionados

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.fastfesta.com.br/