Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível!

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível

Organizar e preparar uma festa de aniversário infantil para os filhos é algo que deixa muitos pais preocupados e até ansiosos. Tudo tem que ficar perfeito e bonito para que esse momento torne-se único na vida dos pequenos e da família toda. Mas nem sempre é fácil dar conta de todos os detalhes, tanto que muitas vezes a gente só se lembra de alguns deles quase em cima da festa. E quem é pai ou mãe de primeira viagem provavelmente sofre mais com esse evento. Porém, para te ajudar a conseguir realizar aquela festa dos sonhos, que agrade tanto aos pequenos e seus amiguinhos, quanto aos pais deles, a gente resolveu preparar uma lista de pontos para você se guiar na hora de montar e organizar a festa! E não precisa ficar preocupado com o bolso, pois tem dica para economizar também. Confira!

1 - Decidindo o tema da festa

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

A primeira coisa a fazer na hora de planejar a festa de aniversário do seu filho ou filha, é escolher o tema da decoração. E engana-se quem acha que é só decidir e pronto, principalmente se a criança já é mais grandinha. É comum a gente optar por um tema e uma semana depois a criança querer outro, e dias depois mudar de opinião de novo. Às vezes, ela vê um filme que está fazendo sucesso, então começa a querer ele como temática, mas daí outro filme estreia depois, um programa começa na tv, ela vai na festa de um amiguinho e vê a decoração... em todos esses momentos é uma escolha nova.

Por isso, toda vez que for decidir os temas das festas infantis, lembre-se de deixar bem claro para os pequenos que não irá poder mudar depois. E se no meio do caminho eles baterem o pé e tentarem te convencer o contrário, tente ressaltar os pontos positivos da decoração escolhida ou comente que poderá ter algo especial (um brinquedo, por exemplo), mas só se for nessa decoração. Vale até dizer que se mudar vai ter menos presente (mas isso só quando já tiver comprado ou reservado as peças dessa temática, pois realmente você já terá desembolsado dinheiro, sobrando menos para os presentes). Argumente, mas não tente ser muito duro, afinal, você não vai querer vê-los tristes ou frustrados durante a festa, não é?

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

2 - Festas de meninos e de meninas

Hoje em dia a questão da divisão de meninos e meninas conforme cores está caindo em desuso, porém vale a pena conversar com os filhos para ver quais cores eles querem na sua decoração. Para não errar, você pode optar por usar matizes neutras, como amarelo, verde, violeta tanto em festas de meninos como em festas de meninas. Isso é importante, principalmente, para quem tem um casal de gêmeos ou de filhos que nasceram no mesmo dia (ou em dias próximos), quando haverá uma festa única para ambos. Na dúvida, você pode optar por uma temática colorida para criar uma atmosfera mais divertida e que servirá para todos! Ou, caso prefira, usar uma combinação como azul e rosa igual na imagem abaixo:

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

Festa com decoração para casal de gêmeos.

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

Festa de gêmeos.

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

Festa colorida.

Se quiser algo mais temático (com personagens), a flexibilidade em mudar as cores diminui. Afinal, não pode descaracterizar o tema, pois os pequenos podem não gostar. A seguir separamos algumas ideias de decorações para você escolher:

  • Super-heróis – esse tipo é mais para aniversário masculino, tendo se popularizado mais com o sucesso dos filmes da Marvel no cinema. Antigamente, os temas de festa infantil do Homem-Aranha, do Batman e do Superman eram quase unânimes. Hoje, as crianças já gostam do Homem de Ferro, do Thor, Hulk, Lanterna Verde entre outros. Dá até para fazer algo criativo com esses super-heróis e fugir do padrão. Mas as meninas também têm suas heroínas! Para aniversário de meninas dá para escolher como decoração itens que mostrem super-heroínas como Mulher Maravilha, Batgirl, Super-moça etc.

Festa Super-heroínas.

  • Princesas da Disney – Essa temática mexe com as emoções das meninas, afinal, quase toda mocinha sonha em ser uma princesa! E a lista de opções só cresce à medida que a Disney lança novos filmes sobre elas. Nesse sentido, as mais famosas do momento são as princesas dos filmes Frozen e Enrolados.

  • Programas infantis – crianças pequenas talvez não entendam ainda essa questão de princesas e super-heróis, porém é quase certo que elas devem ter um programa infantil preferido, não é? Peppa Pig, Galinha Pintadinha... São muitas as opções, tanto na tv como na internet. Por isso, fique atento em qual programa ela mais se diverte para poder fazer uma decoração que a deixe tão entusiasmada como quando assiste a ele.

  • Temas regionais ou culturais: você pode realizar festas infantis levando como base a cultura local, regional ou de outros países. Decorações baseadas em temas do extremo oriente, árabes, europeus também ficam legais. E pode casar com um dos temas mencionados acima. Por exemplo, se você quiser algo mais chinês, poderá juntar com o tema da princesa Mulan, da Disney. Se quiser algo mais árabe, poderá usar peças com a imagem da princesa Jasmin, de Aladdin.

3 - Casa ou salão de festas?

Existem empresas que locam espaços para a realização de aniversários, e que incluem serviços de decoração, buffet, disponibilização de brinquedos infláveis durante o evento entre outros. Porém, pode sair mais caro do que se fizesse a festa em casa. A vantagem é que você tem bem menos trabalho do que na opção caseira. Preparação de alimentos, encher balões, pendurar enfeites, realizar a limpeza antes e depois do evento, tudo fica por conta da empresa.

4 - Confeccionando o convite

Tendo escolhido o tema, você já pode passar para o passo seguinte: preparar os convites. É importante que faça isso com bastante antecedência para, caso ocorra algum imprevisto, você possa fazer outro convite ou avisar os convidados sobre mudanças na festa.

Na hora de convidar as crianças para a festa, é importante consultar seu filho ou filha sobre quem ele ou ela quer convidar: amigos da escola, vizinhos etc. Caso você tenha um bebê, convide pais que possuam filhos na mesma faixa etária. Crianças muito mais velhas podem até vir por causa da comida e das brincadeiras, mas talvez não interajam muito ou se sintam deslocadas.

Se quiser, especifique a hora da festa, incluindo a duração. Isso é importante para quem possui bebês, pois eles costumam dormir cedo. Tente fazer a festa no período diurno, de preferência no começo da manhã ou no final da tarde depois que eles já tiveram a hora da soneca.

5 - Montando a decoração

Decoração de festa infantil tem de ser divertida e criativa! Mesmo que tenha tema pré-definido, dá para inovar e acrescentar alguns detalhes que deixem o ambiente mais alegre e festivo, como:

  • Balões coloridos comuns e em formato de animais;

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

  • Arranjos de bexigas que lembrem flores;

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

  • Enfeites de papel crepom;

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

  • Bandeirolas em varais;

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

  • Velas coloridas;

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

  • Brinquedos da própria criança etc.

Você pode até pesquisar por moldes decorativos de festas para imprimir na internet. Eles são ideais para quem quer montar uma decoração de festa infantil simples e barata. É só imprimir, recortar, montar ou colar. Dá para fazer também chapéus de festa com cartolina e laços, caixinhas decorativas, bonequinhos de papel pintados, origamis... aliás, origamis ficam lindos!

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

Em relação aos objetos que for comprar, lembre de observar o prazo de entrega. É importante comprar com antecedência para dar tempo de chegar antes da festa. Se a festa for no final de ano, como temos maior volume de compras nessa época, a antecedência tem de ser maior.

6 -  Planejando o buffet

Esse é um dos pontos mais esperados de uma festa pelos pequeninos: o buffet. E não só por eles, como pelos adultos também! Afinal, quem não gosta daquela variedade de doces e salgados que quase só encontramos em festas de aniversários? Então, para você acertar na hora de encher a mesa de guloseimas e petiscos, veja a lista de comidas que não podem faltar:

Doces

  • Bolo: aniversário sem bolo não dá, por isso foque a maior parte da sua atenção na escolha de um bolo saboroso e bonito. E não precisa ser caro, comprado no mercado, confeitaria ou padaria. Pode ser um simples, feito por você mesma, mas com bastante recheio e cobertura, que é o que as crianças geralmente mais gostam. O recheio pode ser de doce de leite, chocolate, leite condensado, geleia de frutas etc. Em relação à decoração, você pode encomendar uma impressão da foto da criança ou do tema da festa sobre a superfície do bolo numa empresa especializada nesse tipo de serviço. Mas, sinceramente, se a festa for para crianças pequenas, o mais importante é o bolo ser gostoso! Aliás, se for um evento para bebês, eles nem comem tanto ainda, então o bolo não precisa ser muito grande. Já se você for encomendar mesmo, é preciso calcular a quantidade necessária. Para saber melhor como escolher um bolo, fizemos um post sobre isso.

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

  • Brigadeiro: esse é preferência nacional! Toda festa de aniversário precisa ter brigadeiro, a diferença é que você pode servi-lo de diferentes formas. Pode ser no modo tradicional, enrolado em forma de bolinha com cobertura granulada ou servido em colheres, como pirulitos. Dá para oferecer aos convidados brigadeiro no copo, com cobertura de confeitos e balas, de modo a deixá-lo mais bonito e colorido.
  • Beijinho: o acompanhante do brigadeiro, esse não pode faltar também! E dá para servi-lo das mesmas formas (no copo, enrolado ou em colher). Só cuidado com o cravo, pois nem todos gostam. Se uma criança colocar na boca ela pode vir a chorar. Então, opte por fazer uma formada com e outra sem cravos.
  • Quindim: quindim é outro doce tradicional brasileiro e que muita gente gosta!
  • Biscoitos: você pode servir os recheados ou fazer algo mais caseiro, recheando com doce de leite (ou brigadeiro) biscoitos de maisena, champagne ou integrais. Dá até para enfeitá-los com lacinhos;
  • Pão de mel: pão de mel é algo menos convencional, porém muita gente curte;
  • Pipoca doce: se for optar entre a doce ou a salgada, fique com a salgada já que nem todo mundo curte a doce. Porém, se puder ter as duas, pipoca-doce colorida cai bem com o clima festivo!
  • Sorvete: esse é amado por baixinhos e adultos, então vale a pena distribuir pequenas taças ou em copos de plástico mesmo. Só não sirva se o clima estiver muito frio ou chuvoso, para preservar a saúde dos pequenos;
  • Balas, pirulitos, chocolates e doces: esses não podem faltar, principalmente se houver crianças mais velhas na festa. Então, é interessante colocá-los em pacotinhos para que elas possam comer um pouco de cada sem exagerar;
  • Cupcake: cupcakes passaram a aparecer em festas de aniversários mais recentemente, porém são excelentes opções de opções doces também.

Salgados

  • Salgadinhos: salgadinhos de festas costumam ser os primeiros a acabar, por serem gostosos e, por isso, são ótimos para serem servidos. O legal é variar tanto no recheio (frango, presunto e queijo, carne etc.), quanto no tipo (coxinha, rissoles, quibe, esfiha etc);
  • Pastéis: pequenos pastéis também são uma delícia, além de poderem diversificar a mesa;
  • Sanduíches: sanduíches te permite ampliar o número de opções da sua mesa. Você pode servir sanduíches comuns, de presunto e queijo, saudáveis, doces entre outros. Dá para diversificar no formato também, com formatos redondos, triangulares, quadrados etc. Faça eles pequenos;
  • Pipoca: pipoca também é uma das comidas mais requisitadas. Você pode servi-la em pacotes, saquinhos ou em potinhos;
  • cachorro-quente: pequenos cachorros-quentes são ideais para festas com muitos convidados.

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

Frutas É importante servir frutas de modo a ter uma alimentação mais saudável, além de alguns pais preferirem que seus filhos se alimentem mais delas. Vale usar a criatividade para que as crianças não as evitem, diversificando no modo como são servidas. Pode ser na forma (em palito, copo etc.) ou formato (rodelas, salada de frutas etc.). Aliás, tente incluir outras opções de alimentos saudáveis no buffet.

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

Papinhas também podem ser servidas para crianças muito pequenas, como no caso de uma festa para bebês. Você também pode variar o buffet de festa infantil conforme a temática da festa. Se for algo mais do extremo oriente, dá para investir em comida chinesa ou japonesa, por exemplo.

Na hora de decorar a mesa, tente dividir bem os alimentos, porém evite colocá-los muito na borda. Crianças menores podem acabar derrubando os pratos ao tentarem pegar. Fique atento para servi-los quando eles aparecerem. É importante definir também se alguém irá servir os convidados ou se eles se servirão por conta própria.

Os utensílios (pratos, colheres, garfos, facas e copos) devem ser comprados com antecedência também, sejam eles descartáveis, de plástico ou outro material. Leve em consideração uma quantidade maior do que o número de convidados na hora de comprar. Isso para que ninguém fique sem na hora, caso surjam mais pessoas, utensílios quebrem ou sejam descartados antes do final da festa. E para fechar o tema, não se esqueça dos refrigerantes e sucos!

7 - Preparando as brincadeiras

Uma festa sem brincadeiras pode se tornar muito chata, não havendo buffet maravilhoso que a salve. Por isso, lembre-se de fazer uma lista de atividades para as crianças se divertirem. Você pode organizar durante o evento uma brincadeira de esconde-esconde, pega-pega etc. Caso não haja espaço, tente coisas mais simples, como adivinhações, mímica entre outras. Locar brinquedos infláveis e cama elástica é uma excelente forma de agradar as crianças por horas, porém, novamente é preciso de espaço. Também é importante verificar a previsão do clima para o dia, pois se chover ou esfriar muito, todo o planejamento vai para o espaço.

Para as mais pequenas você pode organizar brincadeiras envolvendo tatuagens de tinta no rosto, pintura de desenhos em papel ou outro objeto (já existe até travesseiro para colorir!). Dá para usar massinha de modelar, giz de cera, lápis de cor e canetinha etc. Para os bebês é importante ter um tapete com brinquedos para eles poderem se divertir! Uma piscina de bolinhas também poderá ser muito legal para eles.

Lembre-se de organizar as atividades conforme a faixa etária dos convidados, principalmente se a festa for única para irmãos de idades diferentes ou tiver convidados variados, como familiares com crianças maiores.

8 - Escolhendo as lembrancinhas

Outro ponto importante para pensar: as lembrancinhas da festa! Afinal, ir a um evento e ainda ganhar algo é muito legal, não é? Nesse caso, você pode optar por ser econômico e presentear seus convidados com parte dos doces e salgados da festa dentro de pacotinhos ou sacolinhas enfeitadas. Ou optar por uma lembrança mais duradoura, como brinquedos de plástico. Lembre-se de focar as lembrancinhas para as crianças, afinal a festa é para elas. Se optar pelos brinquedos, observe a faixa etária delas para não incluir objetos pequenos demais, os quais elas possam engolir.

Lembrancinhas para festas infantis não devem tomar muito do seu tempo, pois o mais importante é a execução da festa. Contudo, lembrancinhas criativas podem marcar seus convidados de uma forma positiva. Novamente, lembre-se de organizar essa parte com antecedência. E na hora de montar a festa, tente colocá-las de modo a que colaborem com a ornamentação da festa, especificamente da mesa. Também as ponha perto da saída, para quem foi indo embora poder pegar a sua rapidamente, evitando aglomerações junto a quem está querendo pegar um doce ou salgado.

9 - Dicas para tornar a festa ainda melhor!

A festa já está quase toda planejada, porém há ainda algumas dicas para festas infantis que podem ajudá-la! Confira:

  • Se for uma festa de bebês, lembre-se de ter um espaço para que os pais possam trocar as fraldas das crianças caso ocorram “imprevistos”. Senão, o odor na sua festa não será dos melhores;

  • Também é bom ter um espaço para as mães amamentarem e os bebês poderem descansar (muitos deles podem dormir no meio da festa, inclusive o aniversariante);

  • Realizar um piquenique como parte da programação é algo a se pensar, ainda mais se sua casa tiver um jardim ou você morar perto de um parque, praça ou outro local onde essa atividade possa ser realizada. Só confira antes se estará muito frio ou se irá chover para não estragar seus planos;

Como Organizar uma Festa de Aniversário Infantil Inesquecível! - Fast Festa

  • Colocar um painel decorativo na festa é interessante para deixá-la mais temática. E não precisa ser só atrás da mesa principal, para na hora de cantar os parabéns poder tirar foto. Você pode colocar em outro ponto, de modo que todos os participantes possam bater fotos à frente dele também. Servirá como uma recordação para eles;

  • Pense sobre as funções que você irá desempenhar na festa e se quer realizá-las. Você pode contratar garçons para servir as comidas e bebidas. Uma cozinheira para preparar a comida e esquentá-la à medida que a festa avançar, ou fazer mais se acabar. Pode chamar um fotógrafo para tirar as fotos, contratar um recreador/animador para realizar atividades com as crianças ou ficar de olho nelas quando forem usar os brinquedos infláveis e a cama elástica. Tem gente que pode querer um palhaço, mágico, mímico etc. Ou, se preferir, você pode separar essas funções entre os membros de sua família para economizar!

A lista pode ter ficado extensa, porém se você se programar com antecedência e ir fazendo cada coisa de uma vez, a festa de aniversário infantil do seu filho ou filha poderá ser inesquecível! E se você gostou desse tema, aproveite para ler também nossos artigos sobre chá de bebê e batizado!

E não se esqueça de deixar um comentário! Seja uma sugestão, crítica ou elogio, seu comentário é importante para melhorarmos o conteúdo do site. Até o próximo artigo!

5 Temas de Festa Infantil para Menina

Posts Relacionados

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.fastfesta.com.br/